quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Saiba quais os cuidados para evitar danos e proteger o cabelo no verão


Começa o ano e muita gente sai de férias para aproveitar o verão. Mas é preciso tomar cuidado com o excesso de calor, que pode prejudicar o cabelo.

 No verão, ocorre uma dilatação dos fios e as cutículas ficam abertas, absorvendo mais poluição, resíduos de produtos, cloro e sal, por exemplo. Fora isso, o cabelo perde com mais facilidade substâncias importantes, como proteínas e água, ficando mais quebradiço e ressecado.

Mulheres que fizeram algum tipo de coloração, principalmente as loiras, devem tomar ainda mais cuidado nessa época do ano já que os fios ficam mais porosos, vulneráveis e sensíveis, podendo até ficar esverdeados.

Uma das dicas para evitar danos é o protetor solar, que forma uma cápsula protetora nos fios, impedindo a entrada dos raios solares e dificultando a saída da nutrientes.
No entanto, é bom se certificar do que o produto seja distribuído ao longo de todo o cabelo, Além do protetor, é importante ainda criar uma barreira física, com o uso de um chapéu ou um boné.

É preciso ainda usar uma máscara hidratante, para repor a água perdida, e um shampoo anti-resíduo, que dilata a cutícula e remove substâncias químicas, como o cloro, que pode "desbotar" os fios.

Há ainda o leave-in, creme que também ajuda a fechar a cutícula e dar forma, especialmente em cabelos ondulados. Após sair da piscina ou do mar.
 É fundamental enxaguar bem o cabelo com água doce ou mineral, para retirar o excesso de sal ou os resíduos de cloro, que danificam os fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário